quarta-feira, 20 de julho de 2011

Filmes e sabores!

Olá,
Nesse post trago algumas dicas de filmes relacionados à comidas, temperos, restaurantes, enfim, algo que se relacione com culinária! Deem uma olhada:





Título original: (No Reservations)
Lançamento: 2007 (Austrália, EUA)
Direção: Scott Hicks
Duração: 104 min
Gênero: Comédia Romântica
Sinopse:

Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

Título original: (Willy Wonka & the Chocolate Factory)
Lançamento: 1971 (EUA)
Direção: Mel Stuart
Atores: Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum, Roy Kinnear.
Duração: 98 min
Gênero: Aventura
 Sinopse
Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.

A Festa de Babette
Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressiona os convidados. Babette havia sido chef de cozinha e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade). O diretor trata a comida como “forma de elevação espiritual”. Baseado na história de Isak Dinesen. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988.

Ficha técnica:
Gênero: Drama
Título original: Babettes Gaestebud
Ano: 1987
País de origem: Dinamarca
Idioma: Dinamarquês/Francês
Duração: 102 min
Direção: Gabriel Axel
Elenco: Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont, Gudmar Wivesson, Jarl Kulle, Bibi Andersson, Ebbe Rode. 

A Grande Noite
Anos 50. Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Título original: Big Night
Ano: 1996
País de origem: Estados Unidos
Idioma: Inglês/Italiano
Duração: 109 min.
Direção: Stanley Tucci e Campbell Scott
Elenco: Stanley Tucci, Tony Shalhoub, Minnie Driver, Ian Holm, Isabelle Rosselini.

Alimento da Alma
O jantar de domingo na casa de Mother Joe (Irma P. Hall) é de dar água na boca, uma tradição que já dura 40 anos. Aos olhos de seu neto Ahmad (Brandon Hammond), amor e sorrisos sempre fazem parte do cardápio, apesar da costumeira rivalidade entre sua mãe Maxine e as irmãs dela, Teri e Bird. Mas quando brigas mais sérias começam a desagregar a família, os bons tempos repentinamente ficam esquecidos. Agora é a vez de Ahmad de reunir a todos e ensinar-lhes o verdadeiro significado de alimento da alma.
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Título original: Soul Food
Ano: 1997
País de origem: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Duração: 115 min
Direção: George Tillman Jr.
Elenco: Vanessa Williams, Vivica Fox, Nia Long, Michael Beach.

Título original: (Chocolat)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Lasse Hallstrom
Duração: 105 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

Comer, beber, viver.
O chef aposentado Chu (Sihung Lung) vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), uma professora de Química, convertida ao cristianismo; Jia-Chien (Chien-lien Wu), uma executiva de companhia aérea; e Jia-Ning (Yu-Wen Wang), estudante que também trabalha em um fast-food. A vida na casa se desenrola em torno do ritual do jantar de domingo e dos casos amorosos da família.
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Título original: Yinshi nan nu
Ano: 1994
País de origem: Taiwan
Idioma: Chinês
Duração: 123 min
Direção: Ang Lee
Elenco: Sihung Lung, Kuei-Mei Yang, Chien-Lien Wu, Yu-Wen Wang, Winston Chao, Ah-Leh Gua

Delicatessen
Comédia futurista na qual uma sociedade transformou os alimentos em moeda corrente, uma vez que se tornaram escassos. Nesta sociedade, os moradores de um apartamento em cima de um açougue recebem ocasionalmente suprimentos de carne. Um jovem, novo na cidade, apaixona-se pela filha do açougueiro, causando conflitos na família da moça, não imaginando que seus integrantes têm outros planos para ele.

Ficha técnica:
Gênero: Comédia
Título original: Delicatessen
Ano: 1991
País de origem: França
Idioma: Francês
Duração: 99 min
Direção: Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet
Elenco: Pascal Benezech, Dominique Pinon, Marie-Laure Dougnac, Jean-Claude Dreyfus, Karin Viard, Ticky Holgado, Anne-Marie Pisani, Boban Janevski.

Título original: (Estômago)
Lançamento: 2008 (Brasil, Itália)
Direção: Marcos Jorge
Atores: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani.
Duração: 112 min
Gênero: Drama

Sinopse:
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).


 
Título original: (Herencia)
Lançamento: 2001 (Argentina)
Direção: Paula Hernández
Atores: Rita Cortese, Adrián Witzke, Martín Adjemián, Julieta Diaz.
Duração: 90 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Olinda (Rita Cortese) é uma italiana que chegou à Argentina logo após a 2ª Guerra Mundial, em busca de seu grande amor. Sem conseguir encontrá-lo, ela decide permanecer no país e hoje é dona de um restaurante simples, mas que possui uma clientela cativa. Em meio a uma discussão que tem com Angel (Héctor Anglada), seu funcionário, Olinda acerta um prato em Peter (Adrián Witzke), que acabara de chegar ao local. Peter é um jovem alemão, de 24 anos, que veio para Buenos Aires em busca de uma antiga paixão, a qual não vê há mais de um ano. Olinda cuida de Peter e lhe oferece uma refeição gratuita, dizendo que sua casa é também casa dele. Esta frase torna-se verdade já no dia seguinte, quando Peter é assaltado em seu hotel e perde quase todo o dinheiro que possuía. Ele insiste para ficar no restaurante de Olinda, pagando a hospedagem com trabalho. Ela recusa inicialmente, mas acaba aceitando a oferta. Inicia então uma amizade entre os dois, que faz com que Olinda relembre seu próprio passado como estrangeira em um país estranho.


História de Cozinha
Um instituto de pesquisa sueco, para descobrir a cozinha ideal, mais prática, econômica e agradável, envia uma legião de técnicos para a Noruega, para testar protótipos de design revolucionário. Eles querem observar os hábitos dos homens solteiros na cozinha. Folke acampa na fazendo de Isak, um velho fazendeiro que não parece muito disposto a cooperar com o estudo.
País de Origem: Noruega / Suécia
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Bent Hamer


Título original: (Dinner with Friends)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Norman Jewison
Duração: 94 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Além de estarem casados, Gabe (Dennis Quaid) e Karen (Andie McDowell) escrevem sobre gastronomia. Eles estão esperando para jantar Tom (Greg Kinnear) e Beth (Toni Collette), seus amigos mais íntimos, que se conheceram através deles. Beth chega dizendo que Tom está viajando, mas ela se comporta de uma forma estranha. Ao ter uma crise de choro ela conta que Tom a abandonou, após 12 anos e duas crianças. Gabe e Karen sentem logo que estão sendo forçados a tomar partido na briga entre o Tom e Beth. Enquanto isto acontece Gabe e Karen se vêem analisando o matrimônio deles e questionam se são realmente felizes.

Título original: (Fast Food Nation)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Richard Linklater
Atores: Erinn Allison, Patricia Arquette, Mitch Baker, Bobby Cannavale.
Duração: 114 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Don Henderson (Greg Kinnear) trabalha para uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos. Sua mais recente criação, o sanduíche The Big One, tornou-se um sucesso de vendas e levou às alturas seu prestígio na empresa. Certo dia o chefe de Don o chama para uma conversa particular. Um amigo da universidade, ligado ao laboratório de testes com alimentos, contou que um escândalo está prestes a estourar: a carne de hambúrguer da casa está contaminada. Caberá a Don investigar o problema.

Título original: (Cuisine Américaine)
Lançamento: 1998 (EUA, França)
Direção: Jean-Yves Pitoun
Atores: Jason Lee, Irène Jacob, Eddy Mitchell, Isabelle Petit-Jacques.
Duração: 94 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Jovem cozinheiro (Jason Lee) serve os mais requintados pratos na Marinha americana. Após discutir com um dos oficiais, ele termina por ser expulso da corporação e consegue uma vaga num dos mais badalados restaurantes da França, comandado por conhecido chef Louis Boyer (Eddy Mitchell) e sua filha Gabrielle (Irène Jacob).

Título original: (La Cena)
Lançamento: 1998 (Itália)
Direção: Ettore Scola
Atores: Fanny Ardant, Vittorio Gassman, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli.
Duração: 126 min
Gênero: Drama
Sinopse:
O filme se passa nas duas horas em que várias pessoas estão em um restaurante. Neste tempo, os dramas e a vida de vários personagens se revelam, entre eles os da dona do restaurante, de um culto professor que gosta de jogar cartas, de uma quarentona que tem problemas com a filha, e de um professor universitário preso numa complicada relação amorosa com uma de suas alunas.

Título original: (Ratatouille)
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção: Brad Bird
Atores: Patton Oswalt, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter Sohn.
Duração: 110 min
Gênero: Animação

Sinopse:
Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.


Título original: (Politiki Kouzina)
Lançamento: 2003 (Grécia)
Direção: Tassos Boulmetis
Atores: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou, Stelios Mainas.
Duração: 108 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.

Quem está matando os grandes chefs?
O mistério transborda na trama quando se descobre que, um a um, os maiores Chefs da Europa estão sendo mortos. A parte intrigante dos assassinatos é que cada Chef é morto da mesma maneira que sua especialidade é preparada. Críticos gastronômicos e os (muitos) auto-denominados maiores Chefs da Europa exigem a resolução desse mistério.
Ficha Técnica:
Gênero: Comédia
Tìtulo original: Who Is Killing the Great Chefs of Europe?
Ano: 1978
País de origem: Estados Unidos, Itália, França
Idioma: Inglês
Duração: 112 min.
Direção: Ted Kotcheff
Elenco: George Segal, Jacqueline Bisset, Robert Morley, Jean-Pierre Cassel, Phillippe Noiret


Título original: (Woman on Top)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Fina Torres
Atores: Penélope Cruz, Murilo Benício, Harold Perrineau Jr., Mark Feuerstein.
Duração: 85 min
Gênero: Comédia Romântica
 Sinopse:
Dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida em se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária

 Título original: (Bella Martha)
Lançamento: 2001 (Alemanha)
Direção: Sandra Nettelbeck
Atores: Martina Gedeck, Maxine Foerste, Sergio Castellito, August Zirner.
Duração: 105 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario (Sergio Castellito), um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge querendo levá-la para a Itália.

Título original: (Super Size Me)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Morgan Spurlock
Atores: Morgan Spurlock, Daryl Isaacs.
Duração: 98 min
Gênero: Documentário
Sinopse:O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Título original: (Dinner Rush)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Bob Giraldi
Atores: Danny Aiello, Edoardo Ballerini, Vivian Wu, Mike McGlone.
Duração: 100 min
Gênero: Drama

Sinopse:

O tradicional restaurante italiano Gigino, localizado em Tribeca, Nova York, é na verdade uma fachada para os negócios ilegais de seu dono, Louis Cropa (Danny Aiello). Nele trabalha Udo (Edoardo Ballerini), filho de Louis, que comanda a cozinha do restaurante. Considerado uma estrela em ascensão dentro do universo de gourmets, Udo deseja que seu pai abandone de uma vez por todas os negócios ilegais para se dedicar exclusivamente ao funcionamento do restaurante.


Título original: (Vatel)
Lançamento: 2000 (França)
Direção: Roland Joffé
Atores: Gérard Depardieu, Uma Thurman, Tim Roth, Julian Glover.
Duração: 119 min
Gênero: Drama

Sinopse:

O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econônico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.

Julie e Julia
Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas… Até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.
A trama de Julie e Julia evolui na cozinha, mostrando a chef Julia Child (Meryl Streep) tentando publicar um livro com receitas francesas para americanos. Enquanto isso, anos depois, Julie Powell (Amy Adams) tem o objetivo de seguir todas as receitas do livro em 365 dias, passando por situações gastronômicas hilárias, buscando elevar sua auto-estima e completar um desafio em sua vida.
Destaque para a cena onde Julie é atormentada pela sua consciência ao ter que matar algumas lagostas ao som de Psycho Killer, do Talking Heads.

Título original: (La Grande Bouffe)
Lançamento: 1973 (França)
Direção: Marco Ferreri
Atores: Marcello Mastroianni, Michel Piccoli, Philippe Noiret, Ugo Tognazzi.
Duração: 130 min
Gênero: Drama



Sinopse:Quatro homens de meia-idade bem sucedidos: Marcello (Marcello Mastroianni), um comandante de bordo; Michel (Michel Piccoli), um executivo de televisão; Ugo (Ugo Tognazzi), um chef; e Philippe (Philippe Noiret), um juiz; vão para a mansão deste último, que foi comprada de um químico polonês pelo pai de Philippe após o final da 2ª Guerra Mundial para presentear a esposa, que no entanto não quis morar nela nunca. Os quatro estão reunidos nesta casa, que foi abastecida com uma quantidade enorme de comida, pois planejam comer até morrer. Após a primeira noite Marcello insiste que mulheres devem se juntar a eles. Philippe se mostra mais resistente a esta idéia, mas concorda ao saber que serão prostitutas. Um garoto de uma escola primária foi mandado pela professora, Andrea (Andréa Ferréol), pedir autorização para ver o loureiro de Boileau, que está no jardim. Os quatro acabam fazendo amizade com Andrea, que fica fascinada com os pratos preparados por Ugo, que a convida para uma "reunião" naquela noite Philippe adverte que Andrea não ficará à vontade entre as "convidadas" de Marcello, mas o convite fica mantido. Ao anoitecer chegam três prostitutas: Danielle (Solange Blondeau), Anne (Florence Giorgetti) e Gita e, logo após, aparece Andrea. Ao saber da sua chegada Philippe diz que vai dormir, pois acha constrangedor Andrea ficar juntamente com três prostitutas. Quando está para se retirar encontra Andrea e lhe explica quem são as moças, mas ela não se mostra nada embaraçada. Logo os oito estão se divertindo, enquanto comem de forma nada frugal.

Título original: (Como Agua para Chocolate)
Lançamento: 1992 (México)
Direção: Alfonso Arau
Atores: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torné, Mario Iván Martínez.
Duração: 105 min
Gênero: Drama




Sinopse:Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

As informações sobre os filmes foram retirados desse site: 
http://www.adorocinema.com/






Aproveitem a dica, já que aqui em Florianópolis chove e está um pouco friozinho! Pede um bom filme!
E claro um bom acompanhamento alimentício!!! hahaha quem sabe nos filmes você encontre alguma dica!

=)
Até a próxima!

Contato: flordesalfloripa@hotmail.com

Um comentário:

  1. Good day! I simply would like to give you a huge thumbs up for your excellent information you've got here on this post. I will be coming back to your website for more soon.

    Feel free to visit my blog post; how to get more followers on instagram

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário