sábado, 9 de julho de 2011

O Jantar de quinta feira!

Olá a todos!

Programei para essa semana servir um jantar para meus amigos! Sempre é difícil reunir todo o pessoal, mas agora rolou para a maioria.
Esse jantar foi para namorados e namoradas, afinal nesse inverno não há nada melhor! Jantares e namorados!(haha)
Foi na quinta feira, feito por mim, para 15 pessoas.

Vamos ver o que saiu!

Primeiro, ingredientes da salada:
Feijão branco - meio pacote - cozinha em 35, 40 minutos, prove para ver se está bom.

Pronto e escorrido.

Tomatinho cereja de molho.

Alface lisa e alface roxa, lavadinhas.

Amêndoas em lascas, para ficar crocante, bote em uma frigideira com um pouco de óleo, deixe em fogo baixo, fique mexendo, é pouco tempo, apenas para dar uma crocância, de 3 a 5 minutos.

Para o molho da salada, pensei em uma calda de damascos, um potinho de damascos, coloquei na panela junto com suco de laranja, bote o suco até cobrir o damasco, fogo alto.
Depois de ferver o suco já vai ter evaporado um pouco, adicione mais um pouco de suco, e deixe cozinhando em fogo baixo, sempre que necessário adicione o suco de laranja e mexa. Cerca de 30 minutos está pronto.

Ficou assim!

 Salada pronta! 


Afinal era para 15 pessoas! Se preferir, adicione aceto balsâmico! Fica ainda melhor.

Entrada:

 Aqui encontramos delícias! Comprei 3 bandejas de diferentes tipos de cogumelos, lavei todos eles, cortei em fatias. Na panela primeiro botei em fogo alto, para dar uma secada rápida neles, adicionei azeite, vinagre, aceto balsâmico, pimenta do reino, sálvia e um pouco de alecrim. Cozinhar até eles diminuírem de tamanho, ao final coloquei 1 colher de sopa de manteiga com sal, para dar um sabor irresistível!


Comprei esses potinhos que sinceramente, achei uma gracinha! Super delicados, já que adoro os cogumelinhos, botei em um potinho para combinar com eles! E ficou BOOOM!

Prato principal:

Costelinhas de porco - 6 ripas de costela, tempero: folhas picadas de louro, alho desidratado e alecrim, tempere ao seu gosto. Após passar o tempero, em uma forma grande feche com papel laminado. Deixe assar 2h, 200 graus.

Depois de 2h, abra o forno, abra o papel laminado e jogue uma lata de cerveja preta para as duas formas. Deixe assar mais 1h. E estará pronto!

A quirera, hmmm! Nada mais quentinho! 1 pacote e meio de quirera, primeiro fritei a quirera com alho, (enquanto isso já deixe água fervendo em outra panela), após uma rápida fritada, adicionei a água fervente até cobrir a quirera, deixe cozinha por 1h30 min, e prove, se necessário, deixe mais um pouco. Após estar pronto, cortei cubos de gorgonzola e joguei dentro da panela...derreteu na hora! 

O grande toque!

Tcharaaam!

E claro, a sobremesa!

Farofinha de bolacha maisena


Um pote de geléia de mirtilo, com 1 bandeja de morangos frescos picados. Cozinhar por 5 minutos.

Fiz cheese cake pela primeira vez, e foi aprovado! Esqueci de tirar foto da massa, mas aqui está a receita:
Ingredientes
1 pacote de biscoito tipo maisena
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
250g de ricota
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de creme de leite
2 e 1/2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor

Modo de preparo
1º etapa:
Coloque os biscoitos no liquidificador e triture bem. Em uma vasilha, coloque a manteiga, junte os biscoitos triturados e misture bem os ingredientes formando uma massa. Coloque no fundo dos potinhos individuais,  pressione bem com os dedos e leve ao forno médio, preaquecido, por 8 minutos.
2º etapa:
No liquidificador, bata a ricota e o leite. Adicione o açúcar e continue batendo. Coloque o creme de leite e a gelatina já dissolvida conforme instruções da embalagem e bata rapidamente. Despeje nos potinhos e leve à geladeira por 4 horas. 


Ebaaa!


 Camadinhas...


E, bom apetite!

Estava tudo ótimo, entre amigos e com uma boa distração gastronômica!
Espero que vocês tenham aprovado. Adorei fazer esse jantar, estou ansiosa para fazer o próximo e poder mostrar para vocês.


Quer ver sua receita aqui? Tem alguma sugestão?
Email:
flordesalfloripa@hotmail.com

Obrigada e até a próxima!
=)












2 comentários:

Deixe seu comentário